Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

  • 05 Setembro 2018
  • Saúde

A data tem como objetivo conscientizar a população sobre o diagnostico e tratamento da Fibrose Cística. Considerada a doença genética grave mais comum da infância, além de ser crônica, afeta os pulmões, pâncreas e sistema digestivo. Conhecida também como Mucoviscosidade, é um gene defeituoso que faz com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o normal levando ao acumulo de bactérias e germes nas vias respiratórias causando inchaços, inflamações e infecções. Esse muco também pode bloquear o trato digestório e o pâncreas impedindo que enzimas cheguem ao intestino. Pessoas portadores dessa doença precisam repor essas enzimas para auxiliar na digestão  e nutrição. Estima-se que ela atinge cerda de 70 mil pessoas em todo o mundo.
os seus sintomas variam muito de pessoa pra pessoa pois são baseados no tipo de defeito genético ou mutação. Mas entre eles os mais comuns são:

- pele de sabor muito salgado;
- tosse persistente, muitas vezes com catarro;
- infecções pulmonares frequentes, como pneumonia e bronquite;
- chiados no peito, ou falta de fôlego;
- baixo crescimento ou ganho de peso, apesar de bom apetite;
- fezes volumosas e gordurosas, e dificuldade no movimento intestinal (poucas idas ao banheiro);
- surgimento de pólipos nasais.

O seu diagnostico precoce é essencial para ter um tratamento adequado e com sucesso, se você notou alguns desses sintomas é imprescindível consultar o seu médico.

Receba novidades

Insira seu e-mail abaixo e receba nosso conteúdo exclusivo.

Categorias

Procurar

© 2016. PubliqueBem Agência Digital. Todos os direitos reservados.