Hospital Santa Pelizzari traz a Palmas médico cirurgião vascular e endovascular

  • 27 Março 2019
  • Saúde

Palmas conta agora com o médico cirurgião vascular e endovascular Dr Renan Henriques de Carvalho. Vindo de Minas Gerais estava atuando no estado de São Paulo e está em Palmas há alguns dias. Ele destaca sua expectativa positiva em relação á cidade e ao trabalho a ser desenvolvido. Além do Hospital, atende no Edifício João Paulo II, na Clínica DR Anderson.
Na oportunidade ele explica que atende cirurgias vascular em geral, que incluem pacientes com feridas, varizes, varicoses, vasculites, trombose, trombofilias dentre outras patologias. Possui ainda especialização em ultrassonografia doppler vascular e curso na área de estética vascular.
Saiba mais sobre a área de atuação
Dr Renan explica que as varizes tem componente genético, sendo observadas como veias tortuosas, dilatadas que denotam um estado de insuficiência.
Segundo ele, qualquer veia pode ficar varicosa, afetando mais os membros inferiores – isso porque ficar em pé parado ou assentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo.
Ele ainda ressalta que a meia compressiva ajuda bastante na prevenção da doença, porém é necessário consultar um profissional para que se utilize o modelo adequado para cada caso, “vale considerar que tem pacientes que não podem usar este tipo de meias”, esclarece.
Uma das complicações das varizes é a trombose que é causada pela dificuldade de circulação de sangue, fazendo com que ele circule mais lentamente no vaso, consequentemente formando um trombo. “Normalmente acontece com pacientes que tem tendência a trombofilia e, pessoas que ficam muito tempo paradas, como em longas viagens. Além disso, durante a gravidez também tende a aparecer varizes e varicoses pela dificuldade de retorno do sangue venoso”.
A prevenção se dá através de atividades físicas regulares (evitando o excesso de peso em membros inferiores sem o condicionamento adequado), evitar a obesidade,  alimentação saudável, diminuição do consumo de sal, evitar tabagismo, sapatilhas e meias apertadas, não ficar muito tempo na mesma posição e elevar as pernas sempre que possível.  “É bom considerar que exercícios físicos são importantes para o fortalecimento muscular promovendo a melhora dos sintomas”, pontua. “Durante a consulta, buscamos melhorar a qualidade de vida do paciente e reduzir o risco de complicações através destas e outras orientações pertinentes para cada caso”, destaca.

 

Receba novidades

Insira seu e-mail abaixo e receba nosso conteúdo exclusivo.

Categorias

Procurar

© 2016. PubliqueBem Agência Digital. Todos os direitos reservados.