Alimentos que auxiliam a fortalecer os ossos

  • 20 Julho 2020
  • Saúde

A saúde dos nossos ossos é um fator importante para garantir uma boa qualidade de vida e na prevenção de doenças como a osteoporose, por exemplo, que leva a uma diminuição da densidade óssea, tornando o osso mais frágil e aumentando o risco de fraturas. De acordo com dados da Fundação Internacional de Osteoporose, a doença afeta uma em cada três mulheres com mais de 50 anos, enquanto nos homens a proporção é de um a cada cinco. Por isso, ter uma boa alimentação é um dos caminhos da prevenção. Separamos cinco alimentos ricos em vitaminas que fortalecem nossos ossos.
-Brócolis - Rico em cálcio e vitamina K, que fortalecem os ossos e ajudam a prevenir a osteoporose.
Em geral, os vegetais verdes como couve, espinafre, couve-de-bruxelas e agrião, são ótimas fontes de cálcio e ferro.
-Frutas secas - Frutas secas como tâmaras, figos ou damascos possuem minerais essenciais para o desenvolvimento saudável dos ossos. A tâmara, por exemplo, é fonte de manganês, magnésio, selênio e cobre. Elas também são fonte de ferro, por isso ajudam a combater a anemia, e antioxidantes, prevenindo doenças degenerativas. Como as frutas secas tendem a ser mais calóricas, o segredo é consumir com moderação.
-Soja - A soja é um dos alimentos que ajuda na fortificação dos ossos. Seus grãos são fonte de substâncias que têm a estrutura parecida com o hormônio estrogênio e ajudam os ossos a absorver minerais, além de atenuar os efeitos da menopausa. Essas substâncias também atuam na redução do colesterol ruim.
-Peixes, como salmão e sardinha - O salmão é rico em vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Além disso, também é fonte de ácidos graxos ômega-3, as famosas gorduras boas. Se o salmão estiver fora de alcance, aposte na sardinha que também é fonte de cálcio, vitamina K e vitamina D, um ótimo combo para ossos saudáveis.
-Nozes - Fonte de ômega 3, elas possuem um alto teor de cálcio, auxiliando na estrutura óssea e prevenindo contra a osteoporose.

Fonte: spdm.org.br

Receba novidades

Insira seu e-mail abaixo e receba nosso conteúdo exclusivo.

Categorias

Procurar

© 2016. PubliqueBem Agência Digital. Todos os direitos reservados.