Cãibras podem ser sinais de alerta

  • 22 Julho 2020
  • Saúde

Cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após exercício físico intenso, refeições e até mesmo durante o sono. Apesar de a panturrilha ser um alvo preferencial do incômodo, as repuxadas podem atingir também abdômen, coxa, pés, mãos e pescoço. Existem duas explicações para o aparecimento das cãibras. De acordo com a primeira, o ácido lático, substância produzida a partir da queima da glicose durante um esforço físico, se acumula em excesso e faz o músculo entrar em fadiga — a consequência disso são os espasmos.

Principais sinais e sintomas:
-Sensação de fisgada em um músculo
-Dor intensa na musculatura

Fatores de risco
-Falta de condicionamento físico
-Dieta pobre em vitaminas e sais minerais
-Diabetes
-Problemas neurológicos
-Lesões vasculares
-Insuficiência renal
-Síndrome das pernas inquietas

O melhor a fazer é preparar o corpo antes de atividades físicas mais exigentes para manter o equilíbrio dos sais minerais. Apesar da fama da banana, cheia de potássio, ela sozinha não previne a repuxada, já que a perda de sódio é maior com a suadeira.

Capriche na hidratação, com água e, se for o caso, isotônicos. Os líquidos repõem a perda dos sais e fazem o organismo suportar melhor o esforço. E isso não vale só para os atletas: quem sua mais de uma hora por dia também precisa repor esses nutrientes.

Fonte: saude.abril.com.br

Receba novidades

Insira seu e-mail abaixo e receba nosso conteúdo exclusivo.

Categorias

Procurar

© 2016. PubliqueBem Agência Digital. Todos os direitos reservados.