O Hospital Santa Pelizzari traz a Palmas o pediatra e médico da família Dr. Marco Antônio Mesquita vindo de Curitiba.
Na oportunidade ele afirma que gostou bastante da cidade que o recebeu de braços abertos. Veio pela primeira vez em Palmas em Julho, “trouxe minha esposa para conhecer, ela é dentista, especialista em buco maxilo e também vai atender na cidade”.
As consultas com Dr. Marco Antônio podem ser agendadas diretamente no Hospital.
Trajetória
Quanto à escolha da profissão ele afirma que desde criança queria ser pediatra. Atribui a descoberta e paixão pela profissão a seu pediatra na época Dr Wilson, (in memoriam). “Acredito que foi ele quem me influenciou na escolha da profissão. Desde os cinco anos de idade que já queria ser pediatra e com o passar do tempo isso foi virando realidade. Com 20 anos entrei na faculdade, na UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso) e após seis anos, voltei a Curitiba onde fiz a residência médica em pediatria. Então comecei a trabalhar no Hospital Pequeno Príncipe em 2009 e só sai agora para vir a Palmas”.
Além disso, Dr. Marco Antônio trabalhou por quatro anos no Hospital de Clínicas. Atuou também pela Prefeitura de Curitiba e Prefeitura de São José dos Pinhais. “Neste meio tempo trabalhei também no Hospital Infantil Waldemar Monastier, que é do estado, e neste Hospital iniciei os trabalhos em 2009 e só parei agora”, explica.
“A pediatria sempre foi o amor da minha vida, mas busquei ir além e depois de algum tempo, me formei em medicina de família, que foi para complementar a minha vida profissional, área que gosto muito”, destaca.
Um pouco mais sobre Medicina de Família
O médico da família é capacitado para atender pacientes desde o nascimento, podendo lidar com até 80% dos problemas de saúde. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida, o que lembra a figura do médico de confiança.
O médico que faz residência em medicina de família pode acompanhar, por exemplo, crianças, fazer prevenções ginecológicas, urológicas e, caso veja necessidade, encaminhar o paciente para um especialista.
Na oportunidade, ele explica ainda que o foco desta área é a prevenção de doenças, trabalhando com cuidados para todos os integrantes da família, “a criança com o peso, por exemplo, o idoso no que se refere para ver sobre dificuldades de memória, diabetes, hipertensão… Além disso, cuidados com dieta, alimentação. Também faz pré-natal, e o cuidado com os pacientes psiquiátricos que também podem ser atendidos. É um profissional que atende toda a família em si”, finaliza.