Sobre Nós

No Hospital Santa Pelizzari, estamos dedicados a promover saúde e bem-estar através de cuidados atenciosos e métodos inovadores. Nosso compromisso é com a melhoria contínua e o suporte à comunidade, garantindo um ambiente acolhedor e profissional para todos que procuram nossos serviços.

Resultados de Exames

Contato

Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização para prevenção do câncer de mama, tendo como intuito de alertar as mulheres sobre a importância do rastreamento e diagnostico precoce da doença, assim desmistificando alguns conceitos, como também estimular a participação da população no controle da doença, ocorrendo anualmente com o objetivo de compartilhar informações.

Câncer de Mama

Câncer é um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, sendo um grupo heterogêneo de doenças, com comportamentos distintos. Este crescimento desenfreado resulta em um agrupamento de células que pode causar a origem de uma massa, conhecida como tumor, tendo mais de 100 doenças. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em boa parte dos casos, ele pode ser detectado em fases iniciais, o que aumenta as chances de tratamento e cura.
Os principais sintomas do câncer de mama incluem um nódulo na mama fixo e geralmente indolor, pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama. As pessoas podem ter: desconforto, mamilo dolorido, mamilo invertido, nódulos ou secreção mamilar sanguinolenta, e também é comum fadiga relacionada ao câncer, inchaço dos gânglios ou perda de peso.

O que aumenta os riscos é principalmente a idade avançada e outros fatores são:

– Primeira menstruação antes de 12 anos;
– Não ter tido filhos;
– Primeira gravidez após os 30 anos;
– Não ter amamentado;
– Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
– Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos;
– História familiar de câncer de ovário;
– Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
– História familiar de câncer de mama em homens;
– Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2;
– Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
– Sedentarismo;
– Consumo de bebida alcoólica;
– Exposição frequente a radiação ionizante.

Para prevenir a melhor forma é fazer acompanhamento com o médico anualmente, assim como exames de mamografia e ultrassom, fazendo também a palpação e sempre observando a mama, assim como adoção de hábitos saudáveis: praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Artigos relacionados